domingo, 29 de junho de 2014

Justificação,Santidade e Glorificação


1) "(...) libertados do pecado, e feitos servos de Deus (...)" => JUSTIFICAÇÃO (passado): antes de nos arrependermos e crermos em Jesus, éramos escravos de nossos pecados e vivíamos distantes de Deus. Quando recebemos Cristo como o nosso único e suficiente Senhor e Salvador, nossos pecados são perdoados e passamos à condição de filhos de Deus, reconciliados com Ele por meio Jesus, que morreu na cruz - para pagar o preço dos pecados de toda a humanidade - e ressuscitou ao 3o dia, vencendo a morte e passando a ser o nosso sumo e perfeito sacerdote junto ao Pai e o Cabeça da Igreja, até o dia em que Ele voltará ao mundo para julgá-lo;

OBS: O batismo é uma ordenança bíblica e representa uma simbologia externa de uma transformação interna em nós: ao sermos mergulhados nas águas, testemunhamos à sociedade que fomos salvos por Cristo e que estamos sepultando o "velho homem" - aquele escravo do pecado - a renascendo para uma nova vida de comunhão com Deus. Submeter-se ao batismo não salva, mas é um ato de obediência para os salvos.

2) "Mas agora (...) tendes o vosso fruto para santificação (...)" => SANTIFICAÇÃO (presente): uma vez perdoados por meio do Senhor Jesus e elevados à condição de filhos de Deus, o Espírito Santo passa a habitar em nós e iniciar um processo de santificação, por meio da qual Ele nos convence a cada dia daqueles atos pecaminosos que não são mais convenientes para um filho de Deus, nos ajudando a exercer a nossa liberdade para glorificar a Deus em todas as nossas práticas e pensamentos, abandonando os antigos hábitos pecaminosos dos quais éramos escravos. Através da obra santificadora do Espírito Santo, que atua na medida em que permitimos e buscamos a comunhão com Deus (por meio da oração, da leitura bíblica e da participação ativa na Igreja, que é o Corpo de Cristo aqui na Terra), nosso caráter é transformado para nos tornarmos progressivamente mais parecidos com o Senhor Jesus, nosso modelo perfeito;

3) "(...) e por fim a vida eterna." => GLORIFICAÇÃO (futuro): Durante a nossa vida aqui na Terra, Deus nos dará crescimento e amadurecimento espiritual, nos acrescentando em fé, esperança e amor. Todavia, nossa alegria não se resume a esta vida. Por meio da morte e ressurreição de Cristo, nós adquirimos o direito à vida eterna com Deus. Após a nossa morte aqui, se Jesus não voltar antes disso e nos arrebatar para o céu, nós seremos ressuscitados em corpos glorificados e incorruptíveis, a fim de reinar com Cristo e nossos irmãos, em uma ininterrupta e perfeita realidade de paz, amor e alegria.

"Se você quer ter um relacionamento pessoal com Jesus hoje, por favor, faça esta oração: 'Senhor Jesus, eu o convido para entrar em minha vida. Eu creio que morreste por mim e que teu sangue pagou o preço por todos os meus pecados e me deu o dom da vida eterna. Pela fé eu recebo este dom e reconheço a Ti como meu Senhor e Salvador. Amém.'" (texto extraído de www.palavraparahoje.com.br/v2/tresrazoes)

Se você fez esta oração com sinceridade de coração, parabéns, você faz parte da família de Deus! Agora eu o incentivo a procurar uma igreja evangélica próxima da sua residência e contar ao Pastor a sua decisão, a fim de que ele possa lhe dar orientações sobre sua nova vida em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário